Recent Posts

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Epopéia Literária

O Projeto Epopéia Literária iniciou sua trajetória há dois anos e vem dando orgulho a seus idealizadores e colaboradores. Um projeto diferente e ousado que vem se sustentando e tornando-se cada vez mais forte.

Em entrevista com a colaboradora do projeto, Tatiane Benczik, 25 anos, pude observar o seu empenho e gosto em participar do projeto, Tatiane é auxiliar administrativa da Biblioteca da Faculdade Cesusc e estudante de Psicologia.

Confira a entrevista completa com ela e aculture-se neste projeto.

_________________________________________________________________________________
Aculture-se: Quando teve início o projeto Epopéia Literária?

Tatiane: O projeto Epopéia Literária teve início em novembro de 2007. Sua instalação se localiza em um quiosque no terminal de ônibus em Santo Antonio de Lisboa.

Aculture-se: Quem foi o idealizador deste projeto?

Tatiane: A Bibliotecária, Ana Cláudia Oliveira da Silva, ex-colaboradora do Cesusc.

Aculture-se: Como funciona o projeto? Qual o objetivo principal?

Tatiane: Funciona em um sistema de auto-atendimento: qualquer pessoa pode entrar no quiosque, escolher um livro e levar emprestado. A devolução não tem prazo pré-determinado, mas recomenda-se o empréstimo de uma obra por vez e a devolução dos livros que não estão mais sendo lidos para garantir o acesso a outras pessoas.
E o objetivo do projeto é fazer com que a população de modo geral, possa ter acesso à leitura, e o contato com livros e a circulação dos livros.

Aculture-se: Como foi a aceitação por parte da população?

Tatiane: No início foi algo como um “objeto estranho”, algo bem diferente. Mas, logo as pessoas começaram a fazer os empréstimos e ainda a sugerir que tipo de livros deveriam ser colocados no quiosque para empréstimo.
A aceitação da população foi muito boa.

Aculture-se: Como é feita a manutenção dos livros?

Tatiane: Os livros utilizados para empréstimos, alguns passam por um processo de seleção e de limpeza, pelo motivo de serem doados. Então, são materiais já usados, e às vezes um pouco sujos. Depois disso, são registrados no sistema e cada livro tem uma etiqueta com o número ao qual foi registrado. E ainda, são carimbados com o nome do projeto, e um carimbo de como devem cuidar do material.

Aculture-se: Quais as recomendações aos usuários?

Tatiane: Os cuidados são:
* Manusear os livros com cuidados;
* Evitar o contato do material com comida, bebida e sujeira;
* Não rabiscar e não fazer anotações nas folhas dos livros;
* Preservar o livro enquanto estiver emprestado, por causa do tempo e do mau uso.

Aculture-se: O projeto aceita e/ou tem patrocinadores?

Tatiane: O projeto não tem patrocinadores, e ainda não pensamos na possibilidade em ter apoio. Mantém-se apenas de doações.

Aculture-se: Os livros são devolvidos? Com qual qualidade?

Tatiane: É difícil mensurar a quantidade de livros que são devolvidos, devido a rotatividade dos mesmos. Mais, já foi possível verificar algumas devoluções.
Alguns livros foram devolvidos no bom estado, ou seja, da mesma forma com ao qual foram disponibilizados. E outros, foram devolvidos em mau estado, ou rasgado.

Aculture-se: O projeto aceita doações?

Tatiane: Sim. Até o momento o projeto sobrevive apenas de doações. Seja de livros, barsas, enciclopédias, revistas, histórias em quadrinhos.

Aculture-se: Para os interessados em realizar doações, quais os procedimentos?

Tatiane: As doações devem ser entregues na biblioteca da faculdade Cesusc, ou, deixar no próprio quiosque da Epopéia, onde tem uma caixa de coleta dos materiais doados.

Aculture-se: O que você, como funcionária, vê desse projeto?

Tatiane: Um ótimo projeto. É muito bom ver as pessoas lendo no terminal, enquanto esperam o ônibus.
Poder proporcionar as pessoas o acesso à leitura, é muito gratificante, principalmente para a população que não consegue comprar um livro, ou mesmo ter um local mais acessível para poder emprestar. E até mesmo as pessoas que conseguem ter acesso ao material, poderem usufruir dos livros. Afinal, tem livros para todos os gostos e de vários assuntos.



Para maiores informações entre em contato com a Epopéia Literária:
Faculdade Cesusc – Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina
Rodovia SC 401, Km 10, trevo de Santo Antonio de Lisboa
Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3239.2641

0 comentários:

Postar um comentário